9 de novembro de 2010

Parto Normal? Moro no país da cesárea!!


Olá!

Como esta é minha primeira postagem no blog do GestaCascavel, nada mais justo que uma "breve" apresentação (tá, eu confesso, ser breve não é uma das minhas maiores qualidades... rs!). Meu nome é Marieli Araujo Rossoni Marcioli, tenho 27 anos, sou fisioterapeuta e doula. Há um ano e meio tive minha primeira filha, a Fernanda. =D

Minha história com o ativismo pela humanização do parto começou quando eu engravidei.

Sempre achei que era simples assim: estou grávida, vou parir. Ponto. Fiquei tão tranquila com o assunto que achei desnecessário falar sobre parto com a ginecologista que já me atendia desde a adolescência. Mas as consultas iam passando, os meses também, e a barriga crescendo me lembrava que uma hora minha filha ia ter que sair...

Quando resolvi falar pra "Dra. X" que eu queria parto normal (com 33 semanas de gestação), percebi pelos comentários que ela não gostou muito da ideia, já que ela me atendia pelo meu plano de saúde. Sei que o que os obstetras recebem pouco pelos serviços que prestam aos convênios, mas isso não justifica o índice absurdo de cesáreas. Senti que ela não me apoiaria, e eu acabaria certamente numa "desne"cesárea.

Conversei com meu marido, decidimos que eu procuraria outro ginecologista que fosse mais favorável ao parto normal (PN). Achei que seria mais fácil, até então eu achava que todo ginecologista/obstetra (GO) incentivava o PN... foi quando descobri que MORAMOS NO PAÍS DA CESÁREA! Depois de pensar um pouco, percebi que não conhecia NINGUÉM que tivesse tido um parto normal pelo convênio nos últimos anos aqui na minha cidade!

Nessa época, já havia lido tudo que pude sobre partos, sobre humanização do parto, e sonhava com um "parto diferente". Mas achar um GO que fizesse PN já estava difícil... Cheguei a ligar em diversos consultórios perguntando pras secretárias:

-A doutora trabalha com humanização do parto?
-Ela mandou dizer que faz PN, mas não estamos no tempo das cavernas!
(SEM COMENTÀRIOS!!!)

Outro consultório:
-O doutor costuma fazer muito parto normal?
-Ah, de vez em quando ele faz sim...
(Me poupe, né... De vez em quando??? Como assim?)

Depois de muuuuito procurar, e de diversas tentativas frustradas, encontrei um GO que me ouviu, e disse ser um "idealizador" do PN. (essa história eu deixo pra contar outro dia! Não percam! hehehhe!)

Mas o que ficou em mim depois disso tudo foi um sentimento de inquietação: isso não pode estar certo... E se tiver mais mulheres aqui na minha cidade (Cascavel - PR) que também estão como eu estava, atrás de um PN? Alguém tem que fazer alguma coisa!

É pra isso que o "GestaCascavel" está sendo "gestado" (com o perdão do trocadilho). Pra oferecer informações a toda gestante que queira assumir o seu papel, que deseje saber mais sobre o parto ativo, sobre o PN, sobre como ser protagonista do seu parto. Se você chegou até esse blog (e chegou até o fim dessa looooooooonga postagem! rs!), acredito que você também queira entrar nessa caminhada... o segredo é esse mesmo: se informar!

Quer saber mais? Continue espiando nosso blog... Logo logo teremos mais novidades!

2 comentários:

  1. Olá, estou de 26 semanas e em desespero a procura de algum GO que pelo menos queira tentar o parto normal. Comecei meu pré natal em são Paulo e lá eu encontrei, mas me mudei para Cascavel e estou perdida. Queria uma ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou de 26 semanas e em desespero a procura de algum GO que pelo menos queira tentar o parto normal. Comecei meu pré natal em são Paulo e lá eu encontrei, mas me mudei para Cascavel e estou perdida. Queria uma ajuda!

    ResponderExcluir