Grupos GestaParaná

A iniciativa dos Grupos GestaParaná foi da doula e educadora perinatal Patricia Merlin, tendo em vista a necessidade das mulheres de se reunirem para falar e ouvir sobre o ciclo gravídico puerperal. Em abril de 2006 deu inicio as atividades em Maringá e Londrina e posteriormente estabeleceu parceria para que os encontros acontecessem tambem em Curitiba.

A finalidade dos Grupos é aproximar mulheres que já passaram ou estão passando pela gestação e amamentação e que procuram apoio e informação sobre esta nova fase de suas vidas.

Os assuntos abordados são:

- Desenvolvimento da gestação, seus aspectos físicos, sociais, emocionais e psicológicos;
- O sistema obstétrico no Brasil e no mundo;
- Tipos de parto e como decidir e planejar o nascimento do bebê;
- O trabalho de parto;
- Rotinas e procedimentos hospitalares;
- Primeiros dias após o nascimento e
- Amamentação.

Os encontros acontecem em Maringá, Londrina e Curitiba e são informais: um bate papo entre os participantes, mediado pelas coordenadoras de cada núcleo regional e incrementado com vídeos, indicação de leitura, relaxamento e eventualmente a participação de outros profissionais.

Contamos ainda com uma lista virtual de discussão (via email) onde toda mulher paranaense grávida ou não pode tirar suas dúvidas sobre gestação, parto e amamentação. Para cadastrar-se nesta lista, encontre o selo na página iniciaL deste blog.

Os encontros são gratuitos!